français | español | english
Fondo Documental Dinámico
sobre la gobernanza de los recursos naturales en el mundo

Versión Española: Eficiencia y eficacia económica del uso del agua agrícola por parte de la agricultura familiar

Eficiência e eficácia econômica da utilização da água agrícola pelas agriculturas familiares

Uma publicação da Comissão Agricultura e Alimentação (C2A) de Coordination Sud

Resumen

Desde 2011, o grupo de trabalho « Água Agrícola » (AVSF, Gret, Agter) da Comissão Agricultura e Alimentação (C2A) da Coordination Sud trabalha para construir e difundir uma argumentação e uma articulação política (advocacy) em favor do acesso a água dos pequenos agricultores dos países em desenvolvimento.

Desfazendo ideias pré-concebidas, o grupo lembrou que: todos os agricultores não desperdiçam água ! Muito pelo contrário, os pequenos produtores rurais do mundo possuem saberes-fazer tradicionais coletivos e individuais que comprovaram uma gestão sustentável da água a serviço da coletividade. Estes saberes e práticas ganhariam se fossem reconhecidos e promovidos diante do modelo agrícola intensivo em capital e, geralmente, grande consumidor de água que domina os debates e influencia nas políticas.

O grupo também ressalta que a água é um bem comum que deve primeiramente servir ao interesse geral e cuja partilha não pode ser ditada somente pelas leis do mercado. A água é um bem essencial e do qual os produtores familiares dos países em desenvolvimento dependem fortemente para a produção de alimentos : cultivos em regimes pluviais, cultivos irrigados, dessedentação do rebanho, recursos haliêuticos. Com uma concorrência acrescida para este recurso, cada vez mais agricultores são espoliados de seus direitos históricos de acesso à água, mesmo sendo um fator de produção essencial. As agriculturas familiares detêm, portanto um potencial imenso para responder aos desafios de segurança alimentar, de igualdade social e de sustentabilidade ambiental. É necessário, então, lhes garantir este direito de acesso à água.

Ler o documento completo (carregável na parte inferior da página)

Descargar el documento